Lençois Maranhenses

Como oásis no deserto, lagoas dos Lençóis Maranhenses dão ares de miragem ao destino !
Deserto é zona árida, de chuva escassa, sem vegetação, despovoado. Um deserto molhado configura uma esquisitice da natureza. Centenas de quilômetros de dunas de areia preenchidas por piscinas naturais gigantescas é um sinal de que, como diz a canção, alguma coisa está fora da ordem. Assim são os Lençóis Maranhenses: únicos no mundo, por conta da qualidade das chuvas na região, capazes de enriquecer o deserto com milhares de oásis azuis e verdes por alguns meses do ano. Uma paisagem que desafia a lógica e convida à aventura. Junto com Jericoacoara, no Ceará, e Delta do Parnaíba, entre os estados Piauí e Maranhão, os Lençóis Maranhenses compõem a Rota das Emoções do Nordeste brasileiro.
No alto da duna, já avistando as morrarias sem fim de curvas delicadas e cursos d'água reluzindo ao sol, a primeira das emoções é o deslumbre. .Os turistas logo correm para um mergulho e quando olham para o alto da duna percebem que alguns estrangeiros ainda estão lá, boquiabertos, sem ação.
Há vários níveis de aventura, para todas as idades, neste recanto especial do mundo. É comum ver crianças a partir de três ou quatro anos brincando no circuito da Lagoa Azul, o mais procurado. Basta subir uma ou duas dunas e pronto: mesmo adultos sedentários chegam facilmente a este oásis, depois do rali dentro da camionete. Crianças, adolescentes e adultos em busca de um momento "relax" também curtem descer o tranqüilo rio Formiga em bóias, em meio a uma vegetação de verdes intensos, distante uma hora e meia de Barreirinhas.
Trilhas de dia inteiro ou três dias, percorrendo dezenas de quilômetros nas dunas ou na orla do mar, podem ser contratados com guias especiais. As vantagens do circuito exclusivo são o mergulho solitário em lagoas intocadas, e as caminhadas noturnas, sem o sol inclemente, quando as areias surgem ainda mais brancas. Uma atividade recente que injeta adrenalina nos Lençóis é o passeio de quadriciclo, criticado por ambientalistas por oferecer risco à vegetação e à fauna de bichos pequenos, especialmente aos ninhos das aves.
É importante planejar o período da viagem, a fim de aproveitar as lagoas em todo o seu esplendor, quando várias delas oferecem águas profundas para banho. Em geral, a melhor época para visitação vai de maio à setembro. Em 2009, por exemplo, choveu muito durante o inverno no Maranhão, e a precipitação acima da média deve preservar várias lagoas até outubro.




Essa opção de viagem é incrível pra quem quer fugir dos agitos do dia-a-dia, parece transmitir uma tranquilidade.
Quando tiver uma oportunidade de visitar,irei com todo prazer .
Simplesmente Lindo !
Beeijos
Até mais. *-*
Quando tiver uma oportunidade de visitar,irei com todo prazer .
Simplesmente Lindo !
Beeijos
Até mais. *-*
Lindo o lugar tbm!!!
Mas prefiro ainda minha terra, Suiça u_u'
Que lugar lindo! *-*
Parece até de mentira! xD
PER-FEI-TO!
Muito lindo os lugares!
Parece até de mentira! xD +1